Chegou a hora da verdade para o setor ofensivo. Setor este que tem sido tão criticado pela falta de gols dos atacantes, apesar do alto índice de gols do time no ano (foram 76 gols em 48 jogos até aqui) devido muito mais a coletividade da equipe do que a individualidade de algum jogador. Éverton, Daniel Sobralense, Maranhão e Lúcio Maranhão deverão ser os quatro homens da linha de frente tricolor ante ao Brasil de Pelotas. O blog foi conferir algumas análises e informações a respeito dos quatro durante o ano de 2015.
Juntos, os quatro tem 32 gols no ano. Um número relativamente alto para o número de jogos que o Fortaleza fez no ano. Porém, a coletividade do time tem dado frutos aos jogadores de outras posições, como Pio que é volante e tem 8 gols; ou o zagueiro Lima que possui 06 gols. O problema está no ataque. Se compararmos ao ano passado, Robert sozinho fez 30 gols pelo tricolor, quase o mesmo número dos quatro da linha de frente atual somados. A verdade é que o torcedor se acostumou a ter sempre um artilheiro com muitos gols nos últimos anos. Foi assim com Robert no ano passado, com Assisinho em 2013 e por aí vai. Porém, também temos que entender que a formação tática de Marcelo Chamusca, nunca jogou somente em função de um atacante.
Lúcio Maranhão chegou no começo do pra tentar repetir o feito que fez no ASA em 2012, quando marcou mais de 40 gols e quase foi o Artilheiro do Brasil. Mais do que ele, só Neymar que fez 43 gols. O atacante foi bem criticado durante o ano pela má fase, mais principalmente pelo número de gols perdidos, porque convenhamos, bola ele teve pra marcar, mais não foi competente na finalização. Porém, Lúcio tem função tática muito importante para Marcelo Chamusca, tanto pelo seu posicionamento, meio que um "pivô", quanto pela sua estatura alta e porte forte. Vale lembrar, que Lúcio passou por um problema difícil com sua esposa esse ano (Sua esposa perdeu o bebê durante a gravidez). O que certamente pode ter afetado o seu desempenhou dentro de campo. Apesar de tudo, marcou gols importantes, como o da vitória contra o Icasa no primeiro jogo da semi-final do cearense e o do empate contra o Botafogo da Paraíba nos acréscimos, jogando em João Pessoa.
Éverton chegou referenciado pelos títulos que teve nos últimos anos das Séries B (com o Joinville) e A (com Cruzeiro), além de ser torcedor do Fortaleza. Natural de Maranguape-CE, o meia que já teve passagens pelo Ferroviário-CE se destacou bastante no Campeonato cearense, onde marcou vários gols ao lado de Pio no meio Campo. Porém, o meia se lesionou na final do cearense e ficou fora dos gramados quase três meses. Durante o tempo fora dos gramados, viu seu companheiro Maranhão crescer de produção, tanto é que quando retornou teve que disputar posição, entrando aos pouquinhos. Hoje, joga junto de Maranhão, já que Chamusca não usa mais o esquema com três volantes.
Daniel Sobralense chegou ao Fortaleza com a missão de (talvez) ser o maestro do time no Meio-Campo. O jogador que já teve passagens pelo próprio Fortaleza na época do acesso a Série A em 2004, passou pelo futebol sueco por vários anos, onde foi campeão uma vez e vice duas vezes. Fez um bom campeonato cearense, porém teve uma caída de produção durante a série C. Na última partida contra o Águia, marcou um gol e teve atuação destacada. Faz uma boa tabelinha com Tinga pela lateral direita.
Maranhão chegou com a desconfiança da torcida, tanto pelo futebol quanto pela curta passagem pelo nosso maior rival. Seu início no campeonato cearense não foi dos melhores. Constantemente vaiado, o jogador passou a entrar no segundo tempo como arma e aos poucos seu futebol foi aparecendo. E foi justamente decidindo um clássico contra nosso maior rival, aos 43 do segundo tempo, acabando com um tabu incomodo de 13 jogos, que Maranhão se consagrou. A partir daí seu futebol só cresceu, definindo muitos jogos pro tricolor, fazendo seu nome com a torcida e acabando com a desconfiança de todos os tricolores. Não a toa é o artilheiro do time em 2015. Titular absoluto de Marcelo Chamusca, com o contrato renovado até o final do ano que vem (se não me engano).
Os quatro devem ir a campo juntos amanhã e cabe a nós, torcedores tricolores, apoiar até o fim e torcer pra que todos estejam iluminados, não só os quatro, mais também todo o time, comissão técnica e quem mais tiver ido a Pelotas. Vamos juntos, voltar pra segunda divisão!
Lista dos artilheiros do Fortaleza em 2015:
1) Maranhão - 10
2) Everton - 09
3) Pio - 08
4) Lúcio Maranhão - 07
5) Lima - 06
6) Daniel Sobralense - 06
7) Cassiano Mito - 04
Texto por: Paulo Matheus (@pmatheusm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário