segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O herói é você! Quem será o próximo?


Eram exatos 47 minutos e 12 segundos do segundo tempo, no jogo entre Fortaleza e Ceará, pela final do Campeonato Cearense 2015, quando o narrador do Esporte Interativo, Jorge Iggor, narrou de forma eufórica a frase que marcaria durante todo o ano na mente do torcedor tricolor: "Cassiano! O herói é você, Cassiano!"; De fato, o herói daquele jogo realmente foi o Cassiano. Aparecer praticamente dentro da pequena área sozinho, após cabeçada do lateral Tinga e marcar o gol que deu o 40º Título estadual ao Fortaleza, nos acréscimos, tendo acabado de levar o segundo gol do Ceará, representa entrar para a história do clube. 

Mas Cassiano não foi o único herói que o Fortaleza teve nos últimos anos. Vamos relembrar dois heróis, um que nos deu o nosso segundo acesso a Série A, durante a década de ouro em 2004 e outro que nos deu nosso primeiro Tetra-Campeonato Cearense em 2010.


Como não lembrar do goleiro do tetra? Fabiano foi fundamental em quase toda a campanha do Fortaleza no campeonato Cearense de 2010. Vencemos o primeiro turno, após um jogo épico contra o Guarany de Sobral, onde no tempo normal empatamos em 4x4, após estar perdendo por 4x1, e nos pênaltis fomos campeões. Mais se o torcedor achava que ali já tinha sido teste pra cardíaco, enganou-se feio. O Ceará foi campeão do segundo turno e classificou-se para jogar as duas partidas decisivas da grande final contra o Fortaleza. No primeiro jogo, vitória tricolor por 1x0, golaço de Paulo Isidoro, por cobertura. No segundo jogo, o Ceará venceu no tempo normal por 2x1, levando a decisão para os pênaltis. Guto, Paulo Isidoro e Tatu fizeram para o Fortaleza, enquanto Fabrício fez o único gol do Ceará que, no pênalti decisivo, viu Fabiano defender a cobrança de Misael, levando milhares de torcedores tricolores ao delírio com a conquista do inédito Tetra-Campeonato Cearense.


Como não lembrar do gol de cabeça marcado pelo Magro de aço? Em 2004, o Fortaleza disputava a fase final do Brasileirão Série B e era o time com a pior e mais improvável possibilidade de acesso. Porém, era possível e o torcedor tricolor, junto com o time, escolheu acreditar. O Fortaleza vencia o jogo por 1x0, gol marcado por Marcelo Lopes, de cabeça, no primeiro tempo. Torcida por uma combinação de resultados: uma vitória do Brasiliense sobre o Bahia na Fonte Nova. E essa vitória veio. O Brasiliense venceu o Bahia por 3x2. Restava ao tricolor, vencer o Avaí por dois gols de diferença e garantir o acesso. Aos 31 minutos e 50 segundos do segunto tempo, escanteio para o Fortaleza. Guaru cobrou e Ronaldo Angelim subiu mais alto que a zaga do Avaí para cabecear a bola para o fundo do gol e marcar o segundo tento tricolor. Festa total no Castelão. Após o término do jogo do Bahia, foi só esperar o árbitro encerrar no Castelão para comemorar.



Se pararmos pra pensar um pouco, porque heróis?
Simples: Um goleiro que defende o último pênalti contra seu maior rival e dá a seu time um inédito Tetra-Campeonato Estadual. Um Zagueiro que marca de cabeça o gol que faltava para o time subir para a divisão maior do Campeonato Brasileiro, após o clube ter pouquíssima chance de acesso. Acredito eu, que foram fatos marcantes para a história do nosso tricolor de aço. Apesar de toda a história que Angelim teve com a camisa tricolor, o gol do acesso em 2004 é o mais lembrado. Fabiano defendeu a camisa 1 tricolor apenas no ano de 2010, o suficiente para ser lembrado até hoje, já que o Fortaleza nunca mais teve um goleiro a altura. Os últimos, só decepcionaram. Será a vez de Ricardo Berna ser o Herói em 2015? Particularmente, prefiro que seja um atacante, já que este ano, o ataque é o nosso setor mais carente. Confio na habilidade do garoto Maranhão, na condução do nosso Maestro Corrêa, na velocidade de Thalysson e Tinga pelas laterais, no paredão da nossa Zaga formada por Lima e Adalberto, na experiência de Daniel Sobralense e Dudu Cearense; Enfim, são ingredientes de alguns jogadores que podem sim, se tornar novos heróis de, quem sabe, um acesso a série B em 2016. 

Por fim, o herói é você! Sim, você torcedor, que mesmo com todas as dificuldades, traumas e problemas do clube, escolheu acreditar e está com o time hoje, vivendo a ansiedade por esses dois jogos que definirão o destino do time no próximo ano. Eu escolhi acreditar, e você?

Texto por: Paulo Matheus. (@pmatheusm)

   
    Gol do Acesso de 2004                      Defesa do Tetra-Campeoanato

Gol do Título do Cearense 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário