quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Opinião: O Leão do começo de temporada

O tricolor já conquistou o primeiro título do ano
Muito se foi questionado sobre a vinda de Flávio Araújo ao Tricolor de Aço. Uma boa parte da torcida não queria que o Rei do Acesso comandasse o Leão em 2016, mas se foi dito: "Deixa o homem trabalhar e mostrar serviço." Com isso, o Fortaleza já disputou 5 jogos - um amistoso e quatro jogos oficiais -, marcando 14 gols (média de 2,8 por partida), nenhum gol sofrido e não perdeu ainda. Com isso, o blog apresenta o sistema de Flávio Araújo, os destaques desse começo de temporada, os momentos dos jogadores contratados e os que renovaram, e o comportamento da zaga tricolor até aqui. 


Tem-se observado que o time nesse começo de temporada é bem mais ofensivo do que do ano passado com Marcelo Chamusca. Antes que era 4-4-2 com dois volantes, hoje é um 4-1-2-3, com apenas um volante, meias fazendo papel de atacantes e às vezes de volante.

Em 2015, os atacantes contratados não funcionaram, nesse ano os reforços não muito conhecidos pela torcida, Anselmo, Hudson e Eduardo, e que a diretoria foi muito criticada por não trazer jogadores "com nome", já deixaram a sua marca nesses 5 jogos. 

Sem contar que os meias, que estão dando um show e sendo os maiores destaques. 

Dudu Cearense é um dos destaque nesse começo de temporada (Foto: OPovo)

Daniel Sobralense, um dos jogadores que a maioria da torcida não queria renovação, já marcou 4 gols e duas assistências. Tornando-se um jogador fundamental em cada partida, apesar que às vezes some em algum momento do jogo. Dudu Cearense, que não foi muito utilizado ano passado pelo ex-técnico Marcelo Chamusca, quis ficar, aceitou a baixar o salário e treinou intensamente nas férias também é um dos destaques, marcando dois gols, uma assistência e não comprometendo o meio de campo na hora de recompor e de atacar. O volante que já foi campeão na Copa América pela Seleção Brasileira, aparece muito na área com boa finalização e distribui a bola com passes de qualidade. Elias, outro que não foi bem utilizado em 2015, mas também as lesões o comprometeram, é outro que se deixar jogar vai longe. Vem apresentando um bom futebol, igualando-se com Sobralense com 4 gols, tem uma boa finalização e bom passe. Sempre fazendo uma tabela com Jean Mota, que é outro que vem se destacando na lateral esquerda, apesar se não ser a sua posição de origem. Porém, bem ofensivo, mas peca um pouco na marcação. 

Sobre a zaga do Leão do Pici. Edimar e Max Oliveira vem muito bem, apesar de, às vezes, mostrar insegurança quando o adversário vem atacar. Foi notório isso na partida contra o Icasa. Porém, Lima pode se tornar titular no decorrer do ano. 

No mais, a base vem ganhando oportunidade com Flávio Araújo e mostrando serviço. Na estreia do Leão contra o Itapipoca, o atacante Augusto substituiu Anselmo e se movimentou bem na área, buscou muito a bola e mostrou-se esforçado. O meia Waldson, que substituiu Elias, mostrou velocidade e bons passes. Eles devem entrar mais vezes no decorrer do ano ou até sendo titular em alguma competição.

Alguns jogadores ainda não apresentaram um bom serviço quando atuaram, mas o ano é muito longo e eles podem melhorar. 
Nubio Flávio, o artilheiro do Cearense 2015, todas as vezes que entrou não acertou uma bola no gol, chegando na pequena área várias vezes. Pio, que foi o último a renovar contrato e foi um dos destaques do Leão ano passado, também não vem entrando bem, errando passes e ainda não conseguiu fazer uma boa jogada, mas é um ótimo jogador, que tem boa qualidade na finalização e no último passe. Não foi a toa que o volante marcou 8 gols ano passado. Éverton, desde da sua lesão na final do Cearense, não veio apresentando o seu bom futebol. Some na partida, mas confiemos que é um jogador de qualidade e pode dar trabalho aos adversários a qualquer momento.

Com tudo isso, o Fortaleza já conquistou a Taça dos Campeões, o primeiro título do ano, com muito merecimento. Ainda não teve dificuldade em algum jogo, mas apresenta erros perdendo gols, ponto que tem que melhorar desde 2015. 

O time ainda está em formação e teste, mas já mostra que tem garra para conseguir o bicampeonato cearense e jogar uma boa bola na Copa do Nordeste. Espera-se que o Fortaleza jogue o seu melhor futebol nesse ano e no final de tudo ter só uma felicidade: O tão sonhado acesso a Série B.

Texto por Thaís Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário