quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Venha quem vier!

Já classificado para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Série C 2015 com duas rodadas de antecedência, o Fortaleza agora aguarda algumas definições, como em que posição irá terminar dentro do G4 e quem será o seu possível adversário do Grupo B. O tricolor ainda tem pela frente o Botafogo da Paraíba que, com chances remotas, ainda pode se classificar, e o Águia de Marabá, que luta contra o rebaixamento na última rodada, mais que já pode estar rebaixado quando vier ao castelão. Confira abaixo um prognóstico sobre o término da fase classificatória do grupo A e os possíveis adversários do grupo B.


Levando-se em conta que o Vila Nova ainda tem um jogo a menos que o Fortaleza (Enfrenta o Confiança em casa, nesta quinta-feira), o Tricolor, apesar de classificado, não sabe em que posição terminará a primeira fase. Supondo que o Vila vença o Confiança, o time goiano assumirá a primeira colocação do grupo A e deixará o leão em segundo. Na próxima rodada, o Vila enfrenta o Salgueiro, que não aspira mais nada na competição, em casa, e deve vencer, mantendo a primeira posição do grupo A. Ao Fortaleza, cabe a responsabilidade de vencer o Botafogo fora de casa, para não correr o risco de perder a segunda posição para o ASA que enfrenta o já rebaixado Icasa, fora de casa e tem grandes chances de sair com a vitória. Isto é, em caso de derrota na Paraíba e o ASA golear o Icasa (O que não é nada difícil, pois o Icasa foi goleado várias vezes no Romeirão), o time de Arapiraca iguala a pontuação do Fortaleza e pode ultrapassar o tricolor no saldo de gols. É esperar que o leão melhore o rendimento e saiba jogar contra um Botafogo que vem atacar a todo custo em busca da classificação. Por fim, restará vencer o Águia, que na próxima rodada faz duelo de vida ou morte contra o Cuiabá em casa, e virá ao castelão já sabendo sua situação. Se o Águia vencer o Cuiabá, diminuirá a distância para o time do Mato Grosso para um ponto e deixará a definição pra última rodada. Então todo cuidado é pouco. Depender de resultados pode nos custar uma primeira ou segunda posição e a chance de decidir em casa o acesso (o que não significa grande coisa, se formos lembrar dos nossos traumas). Vale ressaltar que, um ponto nas próximas rodadas é o suficiente para o Fortaleza não ser mais alcançado pelo América de Natal, que hoje é o quarto colocado e briga com Botafogo da Paraíba e Confiança por esta posição. 

Após esta análise, fica claro que não há como pensar no adversário do mata-mata (ou viva-viva, como queiram), pelo fato de não sabermos em que posição o tricolor irá terminar e também porque no grupo B, a disputa pelas quatro primeiras posições está super acirrada entre 6 times, dentre eles, três que durante a década passada figuraram na primeira divisão do brasileiro: Juventude, Portuguesa e Guarani de campinas.


No grupo B, o líder Tupi tem 30 pontos, mais ainda não está matematicamente classificado. O Londrina é o segundo com 28, o Brasil de Pelotas é o terceiro com 26, Juventude o quarto com 25, Portuguesa a quinta, com 24 e o Guarani de campinas o sexto, com 23 pontos. Essa classificação mostra o tanto de equilíbrio que existe no grupo B. Nas próximas duas rodadas, que somadas possuem 10 jogos, 09 deles são de extrema importância para definir a ordem dos quatro classificados. Apesar de estar em primeiro, o Tupi tem dois jogos dificílimos contra adversários diretos na briga pela classificação, o Londrina e o Brasil de Pelotas. O time gaúcho que na próxima rodada pode acabar com o sonho do Guarani de campinas, caso o vença no bento de freitas e o Juventude ou a Portuguesa vençam seus jogos. A lusa enfrenta o já rebaixado Caixas fora de casa e o Juventude enfrenta o Tombense que luta contra o rebaixamento, fora de casa. 

Em caso de enfrentarmos o Tupi, talvez a vantagem ficasse pela proximidade do estado de Minas Gerais, viabilizando uma maior presença do torcedor tricolor em Juiz de Fora. Cheguei a ver alguns jogos do Tupi, se não é lá um time brilhante, faz o famoso "jogo feijão com arroz" que acaba dando certo. Não a toa é o líder do grupo B e sempre esteve ali pelo G4. O Londrina vem de boas campanhas no paranaense desde o ano passado, quando foi campeão e conquistou o acesso da Série D para a C. Jogando no estádio do Café, oscilou em alguns momentos nesta série C e atualmente enfrenta um momento conturbado por problemas entre dirigentes e jogadores do clube. O Brasil de Pelotas, vice-campeão da série D 2014, liderou boa parte do grupo B e após perder jogadores importantes como Leandrão e Alex Amado, o time caiu de produção e perdeu posições no G4. Atualmente liderado pela atacante Nena, vem buscando recuperação para se firmar de vez e conquistar a classificação. O Juventude talvez seja a grande incógnita do grupo. O time é o que mais oscilou no campeonato e já esteve por várias vezes dentro e fora do G4. Jogando no Alfredo Jaconi, mostrou sua força e fez grandes jogos fora de casa. É um time perigoso, por alternar muito o rendimento de seus jogadores. A Portuguesa começou mal a série C e vem enfrentando dois rebaixamentos seguidos, casos de justiça e uma crise financeira. Certamente seria o time mais perigoso de se enfrentar pelos fatores extra-campo. Dentro de campo, o time se organizou e vem conquistando vitória importantes em busca da classificação. O Guarani de Campinas, clube tradicional do futebol brasileiro, vem correndo por fora mais ainda tem chances de classificação. Liderado por Fumagalli, que já passou pelo Fortaleza em 2005, o time parte em busca da classificação nos dois últimos jogos. Jogando no estádio Brinco de Ouro, conta com o apoio maciço de sua torcida.

A última rodada reserva bons jogos que podem definir o adversário do Fortaleza, nas quartas de final. Até a rodada passada, antes do frustrante empate tricolor com o Confiança e os jogos do Grupo B, eu achava que o adversário do leão estava entre três time: Juventude, Portuguesa e Guarani. Porém, com os resultados dos dois grupos na última rodada, o prognóstico mudou e deixou bem amplas as possibilidades de confronto. Acredito que tudo só será decidido na última rodada da fase classificatória. Até lá, fica a dica de bons jogos, além dos do Fortaleza, para serem assistidos tanto no Grupo A quanto no Grupo B, e o desejo de que o tricolor se prepare forte para enfrentar qualquer adversário nas quartas de final e conquistar o tão sonhado acesso.

Grupo A
Confiança x América de Natal - 17ª Rodada
ASA x Vila Nova - 18ª Rodada

Grupo B
Londrina x Tupi - 17ª Rodada
Brasil de Pelotas x Guarani - 17ª Rodada
Tupi x Brasil de Pelotas 18ª - Rodada


DICA: O torcedor que quiser, pode fazer a simulação dos resultados das próximas rodadas neste link: http://www.srgoool.com.br/classificacao/Brasileirao/Serie-C/2015#simulador

Por: Paulo Matheus (@pmatheusm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário